Atitudes que  Preservam a Família“Seja preciosa aos teus olhos a minha vida e a desses cinquenta”, 2ª Rs. 1.13

 

 Esse verso fala da tentativa de aprisionamento de Elias, onde o ímpio rei manda um capitão com cinquenta soldados para prendê-lo; o capitão com investidura real e força militar ordena: “Homem de Deus, desce!”

 Elias diz: “se sou homem de Deus que desça fogo do céu e consuma a ti e a seus cinquenta soldados”. Assim acontece; fogo vem e são eles todos consumidos.

Vem um segundo capitão com mais cinquenta; esse também confiado em sua investidura real e força militar, ordena: “Desce”; são esses também consumidos.

Mas vem um terceiro capitão; esse como os outros tinha uma missão difícil: Levar o Profeta à presença do rei!

Esse assim como os outros, está investido de autoridade real e força militar.

Mas esse diferente dos outros, não ordena, ele pede. Age com humildade, clama por misericórdia e demonstra preocupação com os seus soldados.

“Seja preciosa aos teus olhos eu te peço, a minha vida e a vida desses cinquenta homens”

Que diferença isso fez!

Suas vidas foram preservadas, sua missão bem sucedida, Deus o honrou!

Não porque tinha investidura real e força militar, mas porque ele foi atendido pelo Deus do Profeta de Deus!

Esses capitães com seus cinquentas podem representar lares e famílias.

Cada família tem sua missão, uma missão que se inicia aparentemente fácil, mas que se mostra depois ser uma missão bem difícil!

Cada família é investida de certa autoridade e autonomia da porta de casa para dentro, e ali tem o apoio de “seus soldados”, pai, mãe, cônjuge, filhos, irmãos.

Mas assim como os dois primeiros capitães com seus cinquentas, muitos lares são incendiados e levados às cinzas falhando em sua missão. Muitos “capitães” são queimados e veem seus “soldados” queimarem; lares ruídos, fragilizados, destruídos.

E como na narrativa, esse fogo destruidor tem acontecido especificamente pelas atitudes erradas; sejam as atitudes dos capitães, sejam as atitudes dos soldados.

Se veem numa missão, cheios de poder, de direitos e de razão – mas mesmo assim a missão fracassa; mesmo assim lares se desfazem.

Mas a narrativa termina com um renovo de esperança!

Houve um capitão de cinquenta que fez diferente; ele se achega ao profeta com humildade, clama por misericórdia e pede que a vida dos seus cinquenta seja preciosa aos seus olhos.

Esse homem teve sua missão bem sucedida! Não pela investidura real ou pelo amparo militar (essas coisas os outros também tiveram, mas em nada os ajudou).

A razão do sucesso em sua missão foi a diferença de atitudes!

É essa a diferença numa família bem sucedida: Atitudes que a Preservam!

- Atitude Humilde ao lidar com os outros! O capitão ajoelhou-se diante do profeta! Ele abdicou da sua investidura real e da força dos seus cinquenta! Assim como com o Senhor, nos relacionamentos não se cumpre a missão pela força, mas pela humildade.

- Atitude de Renúncia em prol do seus! O capitão está dizendo que se dependesse dele, ele não iria nessa difícil missão; ele sabia que se dependesse da vontade do profeta, esse também não iria à presença do rei; mas pelo bem da missão, ele está fazendo o que não queria fazer e pede ao profeta que também renuncie, pelo bem da missão. A disposição para a renúncia e a reciprocidade de renunciar são elementos chaves para uma missão bem sucedida no âmbito familiar: todo o casamento já começa com renúncias (deixar pai e mãe), para criar filhos precisa haver disposição para renúncias (de noites de sono, de finais de semana, de recursos financeiros); mas veja, essa disposição de renúncia deve ser recíproca

- Atitude de Reconhecimento do Valor dos seus “Cinquenta” - “seja preciosa aos teus olhos a minha vida e a vida desses cinquenta”

Seu casamento, seu lar, seus filhos devem ser de tais formas preciosos aos seus olhos que seus joelhos se dobrem em humildade e oração, que seu coração renuncie, que suas atitudes façam de tudo para que não venha fogo que consuma o que te é tão precioso

O fracasso daqueles capitães e o sucesso desse capitão não aconteceram por conta do rei ou do profeta, mas especificamente pela diferença de atitudes demonstrada por cada um.

O sucesso da sua missão do seu lar, da sua família depende das suas atitudes.

Que seja preciosa aos teus olhos a sua vida e a vida da sua família 

 

 

Entre em contato

Praça Caixeiros Viajantes S/N - Centro
Vitória da Conquista - Bahia
Fone/Fax: (77) 3424-6596
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.